Untitled Document
NOTÍCIAS - Estudo mostra o Efeito da Felicidade na Saúde Física

Uma nova pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (EUA) conseguiu descobrir um dos mecanismos que fazem as emoções influenciarem a saúde física das pessoas. A ambição do estudo era medir o efeito da felicidade no corpo.

 

 

Os pesquisadores, liderados pela psicóloga Bethany Kok, do Instituto Max Planck para Ciências do Cérebro e da Cognição, demonstraram que emoções positivas levam a melhores conexões sociais e essas, por sua vez, melhoram a saúde física, o que aumenta a sensação de felicidade.

Para comprovar que essa “corrente da felicidade” atua diretamente no corpo, os pesquisadores mediram a atividade do nervo vago dos 65 participantes do estudo.

Esse nervo craniano tem a função de transmitir informações sobre o funcionamento do corpo para o cérebro e coordenar as respostas reflexas dos órgãos, como batimentos cardíacos, respiração e contrações musculares.

A atividade basal (com a pessoa em repouso) do nervo vago de cada participante foi medida no início e no final do estudo, que durou 61 dias.

Nesse período, metade dos participantes frequentaram uma sessão por semana de meditação da compaixão, técnica que busca o desenvolvimento de sentimentos de amor e boa vontade para consigo mesmo e com os outros (incluindo desafetos).

Durante a pesquisa, todos os participantes preencheram relatórios sobre a intensidade das emoções sentidas a cada dia, em uma lista de 20 emoções –de amor e serenidade a desprezo e ódio– e deram notas para as suas interações sociais conforme a intimidade e a conexão que sentiram ao se relacionarem com outras pessoas.

Em artigo publicado neste mês no jornal “Psychological Science”, os pesquisadores afirmam que a percepção das conexões sociais é o mecanismo que faz com que as emoções positivas melhorem a saúde física. E que técnicas de meditação como a usada no experimento são uma forma de criar esse círculo virtuoso: emoções, conexão social e boa saúde.

Fonte: Folha de S. Paulo




Voltar para Notícias
Psicologia Mooca - Todos os Direitos ReservadosRua Tobias Barreto, 578 - Mooca - São Paulo - SP - Tel. 11 2601-8092 - Whatsapp +5511962757814